terça-feira, 29 de março de 2011

Liberdade aos Animais!!


O PÁSSARO CATIVO


Olavo Bilac



Armas, num galho de árvore, o alçapão.

E, em breve, uma avezinha descuidada, batendo as asas cai na escravidão.



Dás-lhe então, por esplêndida morada, a gaiola dourada.

Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo.



Por que é que, tendo tudo, há de ficar o passarinho

mudo, arrepiado e triste, sem cantar?



É que, criança, os pássaros não falam.

Só gorgeando a sua dor exalam, sem que os homens os possam entender.

Se os pássaros falassem,

talvez os teus ouvidos escutassem este cativo pássaro dizer:



"Não quero o teu alpiste!

Gosto mais do alimento que procuro na mata livre em que a voar me viste.

Tenho água fresca num recanto escuro.



Da selva em que nasci; da mata entre os verdores,

tenho frutos e flores, sem precisar de ti!



Não quero a tua esplêndida gaiola!

Pois nenhuma riqueza me consola de haver perdido aquilo que perdi...

Prefiro o ninho humilde, construído de folhas secas, plácido, e escondido.



Entre os galhos das árvores amigas...

Solta-me ao vento e ao sol!

Com que direito à escravidão me obrigas?



Quero saudar as pompas do arrebol!

Quero, ao cair da tarde, entoar minhas tristíssimas cantigas!



Por que me prendes? Solta-me, covarde!

Deus me deu por gaiola a imensidade!

Não me roubes a minha liberdade...

QUERO VOAR! VOAR!..."



Estas coisas o pássaro diria, se pudesse falar.

E a tua alma, criança, tremeria, vendo tanta aflição.

E a tua mão, tremendo, lhe abriria a porta da prisão...





JUNTE-SE A NÓS NESSA LUTA

JUNTOS FICAREMOS AINDA MAIS FORTES

DIVULGUE ESSE E-MAIL

  1. www.pea.org.br

7 comentários:

Nídia e Patrícia Martins disse...

Olá Vanusa... tdo bem ?

Obrigada pela participação do nosso sorteio 2 anos blog Patbutterfly.
Faltou um dado apenas : ser seguidora do blog Criação em Arte.

Conferido OK ! 1 chance...

Boa Sorte para vc !!! Abraços

PS : teu bloguinho é o máximo. Parabéns !!!

Haylla disse...

Oiê.
Tudo bem flor?
Vim te deixar um xerinho de boa noite ^^
Adorei o seu post.
É horrivel ver animais enjaulados.

Alessandra disse...

Olá Vanusa!Vim retribuir a visita.
Muito lindo seu blog!
Eu não consegui achar seu nome nas seguidoras p incluir no sorteio,se puder dá uma olhadinha lá p ver se tá tudo certo e me manda uma resposta tá ok?!
Espero sua visita.
Abraço

Fernanda de Oliveira disse...

Oi Vanusa, obrigada pela visitinha carinhosa lá na Minha Casinha... volte sempre, adorei ter vc por lá!

Beijoca e boa quarta ♥

Brechó Bom, bonito e usado! disse...

oi Vanusa! Vc gostou de uma bosla lá do meu blog...se quiser negociar estou a disposição! Bjks,
Gláucia

Betty Gaeta disse...

Oi Vanusa,
Eu tenho uma gaiola na sala, mas em lugar de pássaros tenho 3 fadinhas decorativas dentro. Fala a verdade, não fica mais bonito?
Amei o poema.
Estou seguindo vc.
Bjkas e uma quarta-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Mi Hernandez disse...

Hola,Linda,obrigada pela visita e comentários...Adoro seu blog,menina,venho aqui prá sonhar,viver e aprender...A felicidade tá nas coisas mais simples,num passeio no rio,no canto dos passarinhos(que também sou contra gaiolas,ah; só na decoração e vazias..rsrs...),num jardim florido.Tudo de graça,presente do Pai,Obrigada Senhor...Tenha uma semana abençoada...Besitos