Cristaos perseguidos na Coréia do Norte

Coreia do Norte ameaça punição mais severa para cristão americano
   
COREIA DO NORTE (1º) - A Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira aumentar as punições a um cidadão americano -- que foi sentenciado a trabalhos forçados por entrar ilegalmente no país no começo do ano -- se os Estados Unidos não suspenderem as hostilidades contra o país.

Aijalon Mahli Gomes, que morava na cidade de Boston, foi sentenciado em abril a oito anos de prisão e multa de US$ 700 mil. Pyongyang já libertou três americanos que tinham sido condenados por entrada ilegal no país, mas se negou a liberar Gomes por causa das tensões causadas pelo afundamento de um navio da Marinha da Coreia do Sul. EUA e Seul acusam a Coreia do Norte.

Segundo a agência oficial de notícias da Coreia do Norte (KCNA), Pyongyang está examinado medidas mais duras contra Gomes em condições da "lei da guerra" e considera a aplicação da lei se os EUA persistirem com sua "aproximação hostil". Os americanos não mantêm relações diplomáticas com o regime do ditador norte-coreano, Kim Jong-il.

"O governo dos EUA este pedindo a libertação com status humanitário, mas isso nunca acontecerá na atual situação e o único assunto que resta é qual punição mais dura pode ser aplicada contra ele", disse a KCNA.

 O americano foi detido em 25 de janeiro por entrada ilegal na Coreia do Norte pela fronteira com a China. Segundo a KCNA, Aijalon, um antigo professor de inglês, assumiu todas as acusações.

Em dezembro em 2009, o missionário americano Robert Park, de 28 anos, tentou cruzar ilegalmente a fronteira na véspera de Natal e também foi detido, sendo libertado em fevereiro de 2010 após, segundo o regime comunista, "mostrar arrependimento".

Duas jornalistas americanas foram detidas em 2009 na fronteira com a China enquanto gravavam um documentário. Ambas foram condenadas a 12 anos de prisão e trabalhos forçados, mas foram libertadas graças à intervenção e medicação do ex-presidente Bill Clinton. 


Matéria extraída do site Portas Abertas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reciclando caixotes de madeira

VINTAGE DRESSES

Coasters e Mug Rugs