Semana passada assisti a um filme que conta a história da rainha Maria Antonieta, da França, na realidade uma austriaca que casou -se com o rei da frança, Luis 16.
Mas nao vou falar nem do filme nem dela, e sim da Vila criada para ela.
Hameau de la Reine, uma aldeia rústica e estilizada.
(Texto tirado do blog madeiraflorfa por Luiza Boaventura Mendonça* )
A França viveu o auge do sua monarquia durante os séculos XVI e XVII. Desde a corte se transferiu para o palácio de Versailles, em 1682, tudo o que viesse de lá era referência do que havia de mais sofisticado. A influência era tanta que até os camponeses queriam imitá-la. Porém, sem a mesmas condições financeiras da nobreza eles encontraram uma forma criativa. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo a pátina se desgastava e o móvel adquiria aquela aparência que criou o estilo. Quando Maria Antonieta mandou construir nos jardins de Versailles sua “pequena vila”, e a decorou dessa maneira, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.
Fonte: picasaweb, madeiraflorfa, http://www.flickr.com, www.flickr.com/photos/annieclic,
Bom.... Se alguém quer saber mais sobre a Rainha Maria Antonieta, é só dar uma lida no texto que extraí do site pessoas.hsw.uol.com.br. Aliás, lá narra toda a história de sua vida e esse periodo da monarquia na França.
Maria Antonieta: provocações e a morte na guilhotina
Com o passar dos anos, as extravagâncias de Maria Antonieta e os boatos criados pelos inimigos políticos de Luis 16 e do regime criaram uma imagem antipática da rainha junto à população. Ela passou a ser denominada pejorativamente como "a austríaca" ou "Madame Déficit" - este último em alusão a sua gastança que teria contribuído para a ruína econômica do país, o que não é verdade, já que o principal motivo da crise econômica francesa no fim do século 18 era a inaptidão do rei e seus ministros em conduzir a economia nacional.Os seguidos escândalos desacreditaram o já frágil governo de Luis 16 e até mesmo a nobreza e a burguesia começaram a opor-se a ele vigorosamente, exigindo reformas financeiras.
Em 10 de agosto de 1792, pouco mais de um ano após uma fracassada tentativa de fuga de Maria Antonieta e Luis 16 para fora da França, uma insurreição popular derrubou a monarquia francesa. Luis 16 foi executado na guilhotina por ordem da Convenção Nacional em janeiro de 1793. Quando foi levada a julgamento, após passar mais de um ano na prisão, em 14 de outubro de 1793, Maria Antonieta não lembrava em nada a rainha exuberante e provocativa que havia sido. Ela estava extremamente magra, pálida e com a aparência de uma sexagenária, apesar de ter somente 38 anos de idade. Seu julgamento durou dois dias e as testemunhas narraram orgias comandadas pela rainha, uma suposta relação incestuosa com o filho e um caso homossexual dela com a condessa de Polignac, entre outras histórias. Considerada culpada em todas as acusações, ela foi levada a Praça da Concórdia, em Paris, em 16 de outubro de 1793, onde um público exultante a viu ser executada na guilhotina. Para este evento final, ela vestiu-se intencionalmente de branco para simbolizar sua lealdade à monarquia.
Comentários
Porque eu sou totalmente apaixonada por estas casinhas floridas!!!!
Gente é bonito demais!!!
Não canso nem um pouquinho de olhar estas fotos e aprender um pouco mais sobre o estilo provençal!! Quero assistir o filme também!!! Vou amar!
beijinhos
No meu blog tem o endereço dela caso não tenha!!!
beijinhossss!
Parabéns menina por este relato....bj
beijinhos e desculpa..vou lá!
Já estou te seguindo. Me segue?
Tá rolando sorteio de um pincel mara da Sigma no meu blog.
Bjs!!!
http://scarpindeonca.blogspot.com/
cariños
Venha conhecer as Joias que fazem parte da promoção.....Espero por você!!!
Amei seu Blog e já sou sua seguidora. Bjos
Obrigada pela visita e por participar do sorteio. Boa sorte!
Teu blog é uma delícia.
bjos
Denise