Se Deus sabe nosso destino, como fica o livre-arbítrio?

Este texto nao é meu mas eu gotei muito, é do Poisdron do blog Somos pensadores, vale a pena conhecerem.....

Um dos argumentos de criaturas que não creem no Criador é que "se Deus sabe o que faremos, então significa que só há um caminho, que está tudo decidido, e que se há apenas um caminho, logo não há livre-arbítrio, apenas destino". Há uma interpretação equivocada neste modo de pensar, e vou explicar porquê.

Para Deus não há o tempo, o tempo é algo do nosso mundo físico, mas Deus é eterno, Ele era, é, e há de vir, para Deus não existe antes nem depois, existe o sempre, Deus é o criador do próprio tempo. A cada coisa que acontece a cada tempo nas nossas vidas fazemos escolhas, assim sofremos com a consequência, mas o tempo é só nosso, e só Deus sabe o que acontecerá, isto não nos impede das escolhas. Parece complicado entender? Vou explicar de um modo bem simples.

Foi gravado um jogo de futebol, você assistiu ao vivo, e agora assistirá ao mesmo jogo só que agora gravado. Porém você sabe qual resultado acontecerá na partida, quem fará os gols, o número de faltas, e até o minuto que o jogo irá acabar, você sabe tudo, porém isto tira as escolhas dos jogadores e dos acontecimentos no jogo? Não! Por que não? Porque o jogo já se passou, sabemos o que acontece. No jogo gravado existiu tempo, mas agora não, vemos o jogo quantas vezes quisermos o tempo que quisermos.

Para Deus é assim, Ele é onisciente, Ele sabe Tudo, o tempo é criação de Deus, Ele não está limitado em não saber o futuro. Então as coisas no futuro apenas não aconteceram ainda para nós, mas para Deus passaram, passam, e passarão. Deus não precisa tirar nossa liberdade para isto, assim como não tiramos a liberdade do jogo de futebol. Na verdade temos infinitas opções, mas no final escolheremos apenas uma opção, e é esta uma que nosso Deus já sabe.

Comentários

maría cecilia disse…
Vanusa, deseando para ti y familia un año lleno de bendiciones y mucho amor.
abrazos desde Chile
maria cecilia

Postagens mais visitadas deste blog

Reciclando caixotes de madeira

VINTAGE DRESSES

Coasters e Mug Rugs